Jornadas Anteriores

I Jornada Interdisciplinar de Pesquisa em Teologia e Humanidades (JOINTH) –  15 e 16 de março de 2012
Tema
Subjetivação Contemporânea e Religiosidade

Apresentação
A Primeira Jornada Interdisciplinar de Pesquisa em Teologia e Humanidades abarcou também o 3o. Seminário sobre Subjetivação Contemporânea e Religiosidade. Esta Jornada foi promovida pelo Programa de Pós Graduação em Teologia através do Grupo de Pesquisa interinstitucional: Religiosidade e Processos de Subjetivação (PUC-PR/UFPR) e teve como objetivo promover o debate interdisciplinar em torno da temática da Subjetivação Contemporânea e Religiosidade, constituindo-se desse modo, como espaço de discussão sobre o entrelaçamento entre Psicologia e Teologia e o papel da fenomenologia nas pesquisas em ambas as áreas. Essa Jornada contou com a participação especial do Prof. Dr. Kevin Ladd, da Universidade de Indiana, nos Estados Unidos, e também com a presença da profa. Dra. Luciana Fernandes Marques da UFRGS.

II Jornada Interdisciplinar de Pesquisa em Teologia e Humanidades (JOINTH) –  20 e 21 de agosto de 2012

Tema
Religião e Educação

Apresentação
A Jornada Educação e Religião oportunizou atividades que refletiram explicitaram práticas docentes do ensino religioso em escolas públicas e particulares que demonstrem a leitura do religioso na sociedade como um componente curricular da Educação Básica que não favoreça o proselitismo e contribua a pluralidade religiosa brasileira. Com os seguintes objetivos: Oportunizar aos professores e pesquisadores a reflexão sobre práticas de sala de aula do Ensino Religioso coerente com a diversidade religiosa brasileira; Articular as ações e saberes de pesquisadores e docente acerca da disciplina de Ensino Religioso para diálogo entre os sistemas de ensino, instituições escolares e pesquisadores; Divulgar o trabalho de professores das diferentes instituições de ensino sobre o ensino religioso na perspectiva da multiplicidade religiosa brasileira.

III Jornada Interdisciplinar de Pesquisa em Teologia e Humanidades (JOINTH) –  08 a 10 de maio de 2013

Tema
Bioética: família e cuidado

Apresentação
Esta III JOINTH é um evento na área de BIOÉTICA e é organizada conjuntamente pelo ‘Grupo de Pesquisa Teologia e Bioética’ e o ‘Núcleo de Bioética de Curitiba – SBB/PR’. O Grupo de Pesquisa Teologia e Bioética foi formado em 2002 e está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Teologia da PUCPR (PPGT/PUCPR). O Núcleo de Estudos em Bioética de Curitiba (NEB/SBB-PR) é um fórum interdisciplinar e interinstitucional que congrega pessoas interessadas em Bioética: pesquisadores, profissionais, professores e alunos de Curitiba e Região Metropolitana. O NEB organizou em 2009 um Congresso de Bioética na PUCPR e em 2011 outro Congresso na UFPR, ambos na cidade de Curitiba (Paraná-Brasil). Serão aceitos trabalhos relacionados com a temática da III JOINTH “BIOÉTICA: FAMÍLIA E CUIDADO”, ou seja, trabalhos relacionados com Bioética, preferencialmente no âmbito das seguintes áreas temáticas: Acesso à saúde, AIDS, Biotecnologia, Conflitos do fim da vida, Cuidados paliativos, Gênero, Humanização, Início da vida, Pastoral da Saúde, Religião e Ciência e Reprodução humana. Trabalhos que tratem de outros temas serão aceitos se houve clara relação com Teologia e Bioética.

IV Jornada Interdisciplinar de Pesquisa em Teologia e Humanidades (JOINTH) –  22 a 24 de outubro de 2013

Tema

Jovens em tempos de transformação. Novas configurações das culturas jovens no Brasil contemporâneo

Apresentação

Os jovens são e sempre serão um tema emergente. Por refletirem o espírito de uma época, eles se constituem, por um lado, a fatia geracional mais influenciada pelos variados modelos culturais e sociais que os cercam, e por outro, se tornam o grupo mais ativo na ressignificação de conceitos e na criação de diferentes e diversificadas formas de existência. Diante de tudo isso, algo parece evidente: os jovens são os catalizadores das grandes transformações históricas. Apresenta-se, assim, o constante desafio de abrir com os jovens e sobre eles, um diálogo transparente e criativo, a fim de compreender a condição juvenil na atualidade, com ênfase nas práticas culturais e religiosas, nas políticas públicas para a juventude, no diálogo geracional e na construção de metodologias de trabalho com os jovens. A Jornada De Estudos do Instituto Ciência e Fé e da IV JOINTHJornada Interdisciplinar de Pesquisa em Teologia e Humanidades, é um evento na área de teologia e é organizada conjuntamente com o Instituto Ciência e Fé da PUCPR, o Grupo de Pesquisa Teologia e Bioética do Mestrado de Teologia da PUCPR e o bacharelado em Teologia da PUCPR. O Instituto Ciência e Fé foi criado em 2010 é um órgão transdisciplinar da PUCPR, que visa, a partir do diálogo entre ciência, fé e cultura e de uma perspectiva humano-cristã, apontar novos questionamentos e buscar fundamentação epistemológica para responder, de forma atualizada, os principais desafios sociais, científicos, religiosos e culturais de nossa época. O Grupo de Pesquisa Teologia e Bioética foi formado em 2002 e está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Teologia da PUCPR (PPGT/PUCPR).

 

V Jornada Interdisciplinar de Pesquisa em Teologia e Humanidades (JOINTH) –  26 a 28 de maio de 2014

Tema

Bíblia: texto, metodologias e hermenêuticas

Apresentação

A Bíblia é o ponto de partida por excelência para a construção teológica judaico-cristã. Todavia, é possível encontrar muitas variações tanto nos textos nas línguas originais como nas traduções. E estas diferenças apontam para os mais diversos sistemas teológicos. Faz-se necessário, portanto, a análise cuidadosa dos textos, a tradução meticulosa, e através das mais variadas metodologias exegéticas buscar as atualizações do texto bíblico, para que através dele possa a Palavra de Deus ressoar também entre nós.

VI Jornada Interdisciplinar de Pesquisa em Teologia e Humanidades (JOINTH) –  20 de agosto de 2014

Tema

Filosofia da Religião como problema linguístico

Apresentação

Filosofia da Religião como problema linguístico objetiva-se discutir a questão epistemológica da relação entre a filosofia da religião e o problema linguístico, bem como o vínculo entre experiência e linguagem, as condições de possibilidade de um discurso sobre Deus, a Deus, de Deus; o significado do termo experientia, ex-pe-ri; do termo religio;da mudança pragmática da linguagem: força ilocucionária e performatividade; sobre a potência do significado de fenomenologia e linguagem; o sinal e o símbolo; o sinal da cruz; a mudança linguística e a palavra da fé: analise de Jean Ladriére.